O mundo atual requer de cada um de nós uma capacidade de adaptação fantástica! O tempo todo estamos expostos a informações que atuam como estímulos sobre nossa mente, impactando tremendamente nosso imaginário e nosso campo de percepção da realidade.
Somos levados e direcionados por uma “correnteza” que possui fluxo próprio e nos carrega para lugares desconhecidos e nem sempre desejados. Ouvimos e vemos situações que nos desassossegam e nos provocam a um novo posicionamento. Experimentamos o “convite” para aprimorar nossa capacidade de nos moldarmos a novos cenários, repensando conceitos e atuando de modo diferente do usual.
A era digital é marcada pela velocidade e diversidade dos meios de comunicação, instituindo a presença das redes e mídias sociais, voláteis e constantes, isentas de dimensão territorial, emocional e moral. Atravessamos um momento histórico onde tudo nos é permitido, mas vale lembrar que nem tudo nos convém.
O uso da Inteligência Emocional na Era Digital
Privacidade e saúde emocional na era digital
Diante da dispersão pela qual somos atraídos feito metal no imã, como manter privacidade e saúde emocional na era digital?
- Tenha concentração e disciplina: não permita que a tecnologia e os avanços digitais dispersem sua capacidade de se concentrar em seus projetos, no seu trabalho, na sua família e em ações que exigem sua disciplina e atenção.
- Mantenha-se saudável: crie o hábito de passear, ver pessoas, contemplar a natureza e se exercitar. A era digital não pode ter o poder destrutivo de se transformar na geração de pessoas sedentárias e descompromissadas com a saúde.
- Crie relações reais: reforce laços e vínculos com as pessoas do seu convívio. Estabeleça o relacionamento presencial e humano. Criar intimidade e manter contato é fundamental para uma vida plena.
- Saiba escolher grupos para seguir: dentre tantas páginas, sites, grupos e comunidades na internet, escolha aqueles canais que terão o potencial de agregar valor às suas conexões. Selecione assuntos e pessoas para não se perder de seus valores nem de seu foco e não perder seu tempo.
- Preserve a sua privacidade e a do outro: mantenha o limite necessário para que sua vida não seja uma “vitrine”. Escolha pessoas com quem quer compartilhar e seja discreto para que tenha uma vida segura e preservada.