Você é um Líder Coach? Existem incontáveis estudos sobre liderança. Não faltam estilos. Quem de nós nunca viveu o drama de ter um “líder” pra lá de chato e incompetente?
Quantas vezes ao longo de nossa carreira e de nossa vida, desejamos desesperadamente encontrar alguém que nos diga a verdade sobre nosso desempenho e atitudes, nos mostre caminhos, tenha tempo de qualidade para nos orientar e nos fazer pensar, demonstrando além de cuidado conosco, uma tremenda habilidade para “formar” pessoas?
Não é por acaso que temos tantas ofertas sobre o tema da liderança. A execução plena desta função, requer qualificação especial, experiência consistente associada a um diferencial humano difícil de se encontrar; saber e querer falar a verdade com maestria. Isso só é possível com treino. Costumo dizer nos treinamentos que ministro que “quanto mais a gente treina, melhor a gente fica”. É fácil perceber o valor desta afirmação e sua aplicação eficaz no aperfeiçoamento de qualquer profissional. É aqui que encontramos o líder coach.
Você é um Líder Coach?
Como dizer a verdade?
Vamos começar estabelecendo uma base de definição sobre a verdade. O que é a verdade? Tudo aquilo que é baseado em fatos e dados, portanto, indiscutível. Por exemplo: estamos conectados neste momento numa rede social. É um dado óbvio e lógico.
Agora, a interpretação que eu e você fazemos disto, é pessoal, subjetiva. Eu posso achar este espaço, algo estimulante para mim. Você pode achar cansativo, desafiador, distante, atraente ou qualquer outra coisa. Quem de nós está correto em seu “julgamento”? A melhor resposta aqui é: ambos!
A partir deste exemplo, podemos separar a verdade em duas versões; a absoluta e a relativa. Vamos seguir aprofundando o estudo sobre a relativa, dado seus impactos e desdobramentos conflitivos no convívio. O líder coach entende muito bem esta distinção e gerencia pessoas com base neste conhecimento. Para o sucesso desta atuação, ele sabe da importância da empatia, que reflete a “verdade relativa”, onde “ cada cabeça guarda uma sentença”.
Assim, antes de expressar seu ponto de vista sobre algo polêmico ou não, ele convida o outro a se manifestar e somente depois de ouvir com atenção, se posiciona. Atenção: neste momento, utilizar elementos de convergência para sinalizar compreensão é um passo fundamental na construção de confiança.
Outro aspecto importante nesta reflexão é o modo como a verdade é dita. Expressões faciais, corporais, linguagem e tom de voz, sinalizam respeito ou a ausência dele. O líder coach tem sensibilidade suficiente para aplicar a famosa regra de ouro que diz; “faça ao outro aquilo que deseja para você”.
Sendo assim, é cuidadoso com a forma como conversa. Dica: eu faço uso frequente do recurso de filmagem nas sessões de coaching com meus coachees com excelentes resultados.
As pessoas querem ouvir a verdade?
Pense em si próprio; como você reage diante de alguém que te elogia ou te critica? Você se mostra aberto para ouvir a impressão que o outro tem de você? Você é o tipo de pessoa que tem iniciativa na busca de feedback?
De modo geral, temos um “certo desconforto” diante do que vamos ouvir. Sair da zona de conforto é sempre delicado. Perdemos o controle sobre o que virá e “pra dar conta” disto, temos que estar bem com nossa autoestima e autoconfiança. Caso contrário, tendemos a agir de modo reativo, defensivo, competitivo ou agressivo.
Eu acredito que o desenvolvimento pessoal sustentável ocorre a partir da nossa boa capacidade de pensar. Estar consigo é essencial para poder estar com o outro; “viver aquilo que diz”. Este princípio define líder que é coach. Sei que não é fácil, mas líder que é coach não gosta de facilidades que levam a acomodação. Pelo contrário; vibra diante de desafios e se entusiasma diante de oportunidades para fazer a diferença!
E você; tem feito a diferença dizendo a verdade “construtiva” em seus relacionamentos?